Arron Jordan
projetos sociais

Os 4 projetos sociais mais relevantes

Os projetos sociais ajudam a modificar a realidade de inúmeras pessoas no Brasil e no mundo. Várias dessas inciativas, inclusive, ganham prêmios e destaque na mídia por seu caráter inovador ou pelo impacto que possuem.

Engana-se quem pensa que é preciso grandes inciativas. Na verdade, pequenas ações colaborativas e a vontade de ajudar são suficientes para transformar uma ideia em um projeto social.

Tem vontade de modificar a sociedade, mas não sabe como? Separamos os principais projetos do terceiro setor que você precisa conhecer.

  1. Água Pura

Infelizmente, muitas pessoas (principalmente crianças) ainda sofrem com as consequências da falta de saneamento básico e água potável. Essa é a realidade de várias famílias brasileiras que vivem em áreas sem rede pública de esgoto ou tratamento de água.

Nessas regiões, é comum o aumento de problemas de saúde como diarreias, vômitos, infecções por parasitas, inflamações intestinais, entre outros. Para reduzir essa situação, o Childfund (uma ONG internacional e que atua no Brasil) em parceria com a P&G tem ajudado a modificar a vida de várias pessoas no Vale do Jequitinhonha.

O projeto social “Água Pura para Todos” foca na distribuição de sachês que ajudam a purificar a água consumida pelas crianças e suas famílias. Cada sachê de apenas 4g é capaz de purificar até 10 litros de água.

Para se ter uma ideia da importância dessa iniciativa, de acordo com os dados da Unicef, no Brasil, 6,2 milhões de pessoas não têm acesso a água potável em casa e 29 milhões não dispõem de um saneamento adequado.

  1. ProTransplante

Esse projeto busca ajudar a recuperação de pacientes transplantados e foi idealizado por Maurício Galvão, professor da área de medicina da UnP (Universidade Potiguar).

A organização oferece atendimento a pacientes transplantados com diversos tipos de serviços de saúde, como atendimento psicológico, fisioterápico e de enfermagem.

Além disso, os voluntários se dedicam à realizarem ações educacionais para esclarecer as principais dúvidas sobre os transplantes. Desde o seu início, o projeto já atendeu mais de 6 mil pessoas, inclusive auxiliando aqueles que estão na fila de espera por um órgão.

  1. Pedala Manaus

Esse é um exemplo que mostra que para transformar a sociedade não é preciso grandes atitudes, apenas boas ideias. O “Pedala Manaus”, como o próprio nome sugere, busca incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e não apenas uma opção de lazer.

Assim, a ideia é reduzir a emissão de gás carbônico e todos os impactos trazidos pelo aumento do número de automóveis. Para isso, o programa, que conta com mais de 4 mil adeptos, organiza aulas sobre mobilidade urbana para os alunos da educação infantil e também grupos de ciclista em Manaus e nas cidades próximas.

  1. Animador Comunitário

Mais um projeto realizado pela ONG Childfund Brasil e que merece destaque na nossa lista. Ele visa formar agentes de transformação das próprias comunidades para atuarem de maneira mais articulada junto às famílias da região.

O programa “forma” animadores comunitários que são mães, jovens, pais ou líderes que se voluntariam para agirem como multiplicadores e articuladores, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e melhor.

projetos sociaisOs animadores passam por treinamentos, oficinas e reuniões de modo a se tornarem aptos para visitarem as famílias, identificarem problemas e promoverem mais conscientização no núcleo familiar sobre diversos temas como prevenção às drogas, cuidados com a saúde, frequência escolar, etc.

Como você viu, existem vários projetos sociais que estão ajudando a modificar a realidade de diversas pessoas no Brasil. Você gostou de descobrir essas iniciativas? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*