Arron Jordan

5 inovações nos meios de transporte brasileiros

Desde a invenção da roda, os meios de transporte não param de evoluir. De um ser nômade que se deslocava a pé por grandes distâncias, o ser humano passou a se tornar um inventor, capaz de criar a bicicleta, o trem, o carro, o barco e o avião.

O Brasil é um país de proporções continentais, o que faz com que o assunto locomoção se torne ainda mais importante. Será que existem inovações que ajudam a tornar mais simples o deslocamento de pessoas nas cidades e também de cargas? Continue a leitura e descubra os principais destaques.

  1. Aplicativos

Essa é a era da inovação por meio da tecnologia, e claro os aplicativos são os que mais crescem. Afinal, a maioria das cidades brasileiras contam com coberturas de soluções colaborativas como o Uber e o 99, além de outras conveniências que também usam os meios de transporte, como o iFood.

Para os viajantes, o Waze e o Google Maps são verdadeiras “mãos na roda”, ajudando a encontrar qualquer endereço e popularizando a navegação via GPS.

  1. Passagem de ônibus fácil

Viajar de ônibus era sinônimo de dor de cabeça para muitas pessoas. Afinal, nem sempre era fácil descobrir os horários e itinerários das linhas, além das viações disponíveis.

Hoje muitas plataformas oferecem uma vasta quantidade de informações totalmente em tempo real, como: comparativo de preços, disponibilidade de assentos, sugestões de rota e até opções de compra online, sem filas e nem transtornos. Também há plataformas como o aplicativo Buser que funciona como fretamento de ônibus.

  1. Cruise Control

Também chamado de “piloto automático”, o cruise control está cada vez mais popular, deixando de aparecer apenas nos modelos de luxo e sendo encontrado também em versões compactas.

Quando usada corretamente, essa tecnologia possui muitas vantagens, como a redução no consumo de combustível e a necessidade de manutenção do carro, algo essencial para quem viaja muito ou para frotas de veículos, por exemplo.

  1. Otimização de cargas

A economia colaborativa está expandindo a sua atuação para diversos pontos – até mesmo para o transporte de cargas. Essa é a ideia de algumas empresas que trabalham criando uma plataforma de compartilhamento de baús de caminhão.

Assim, é possível cotar fretes mais baratos e contribuir para uma melhor ocupação dos veículos de carga, tornando mais fácil a operação dessas empresas e também a vida de quem precisa distribuir seus produtos pelo país.

  1. Pagamento automático nos pedágios

Embora tenham surgido na década de 2000, foi só a partir dos últimos anos que esses sistemas se tornaram mais populares e acessíveis, principalmente com o crescimento das empresas fornecedoras dessa tecnologia.

A conveniência e as facilidades trazidas para os usuários, aliado ao valor mais baixo dos TAGs, também ajudaram a tornar essa solução mais popular, evitando as filas nos pedágios e trazendo mais segurança para os motoristas nas rodovias.

O que todas essas inovações têm em comum?

Como dissemos, o ser humano não para de evoluir. Desde a invenção da roda até o avião, muito foi feito para a melhoria dos meios de transporte. E, no Brasil, muitas pessoas têm inovado para tornar ainda mais fácil a vida de vários brasileiros.

Inovar faz parte das características naturais da humanidade, mas existem algumas técnicas e ferramentas que auxiliam a expandir a criatividade e a busca por soluções, como é o caso do Design Thinking – especialidade da Echos, uma escola brasileira e diferenciada focada em ensinar pessoas e empreendedores a inovarem.

Se você trabalha com o setor de transportes, já notou que o meio rodoviário é o mais importante para o Brasil – e também o que apresenta mais dificuldades em termos de logística, não é mesmo? Por isso buscar por soluções como essas que mostramos é tão importante e uma forma de se conseguir isso é por meio do Design Thinking.

Você gostou de descobrir as principais inovações nos meios de transporte brasileiro? Aproveite e compartilhe este conteúdo com os seus amigos!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*