Arron Jordan

5 atividades para distrair o seu filho durante uma viagem

Viajar com crianças é algo que sempre traz uma preocupação extra, já que dificilmente conseguimos prever o comportamento dos pequenos. É normal que eles se sintam impacientes, principalmente se o trajeto implica em passar várias horas na mesma posição (o que ajuda a aumentar a monotonia).

Porém, é possível contornar essa situação com algumas atividades, que incluem o desenho para colorir e até mesmo a criação de histórias. Quer saber quais são elas? A seguir, listamos 5 opções para ajudar você a distrair os pequenos. Confira!

1. Desenho para colorir

O desenho para colorir é uma excelente opção mesmo para os pequenos que ainda não foram alfabetizados. Basta ter com um livro próprio para isso ou contar com desenhos para imprimir em casa mesmo, algum apoio mais firme e uma caixa de lápis de cor. Assim, consegue-se manter as crianças distraídas por um bom tempo.

Se a viagem é feita de carro, você pode usar um organizador de plástico preso na parte de trás do banco do carona. Assim, eles têm tudo ao alcance de forma bem fácil (e isso também pode incluir brinquedos).

2. Livros e revistinhas em quadrinhos

Apostar em livros infantis e revistinhas em quadrinhos (como a Turma da Mônica) é uma excelente ideia. Se a criança ainda não souber ler, essa tarefa pode ficar por sua conta — como bônus, isso ainda ajuda a estreitar as relações familiares.

3. Adivinhação

Para as crianças um pouquinho maiores, é possível fazer um jogo de adivinhação. Vocês podem combinar de contar quantos carros vermelhos serão vistos no percurso, quais atrações devem ter na cidade de destino, entre outras coisas.

Também existe a opção — caso a criança já seja alfabetizada — de sortear letras e citar nomes (de pessoas, objetos, animais ou lugares, por exemplo). Sempre que uma palavra repetida surgir, muda-se a letra ou a categoria.

Nesse caso, fica um jogo parecido com adedanha, adedonha ou stop. Como essa brincadeira é chamada na sua região?

4. Criar histórias

Mais um exercício de criatividade que pode se tornar bem divertido. Você começa com uma frase e as outras pessoas presentes continuam a história, cada um contando um pedacinho. No final das contas, pode sair algo muito legal ou “sem pé, nem cabeça”. O importante é dar muita risada e tornar o ambiente mais descontraído.

5. Eletrônicos

No final das contas, se não houver mais opções para distrair seu filho (ou filha), você pode recorrer aos eletrônicos, como um tablet, smartphone ou videogame portátil. Como geralmente não há sinal de telefonia e 4g em alguns pontos da estrada, o ideal é fazer o download de alguns materiais (desenhos, filmes e séries) no aparelho. Dessa forma, eles possam ser acessados mesmo sem internet — a Netflix, por exemplo, oferece essa opção.

Qual é a sua dica preferida? A do desenho de colorir, a de história, ou você já se rendeu aos eletrônicos pela praticidade? Independentemente do método utilizado, essas estratégias podem fazer toda diferença na hora de distrair as crianças na viagem, tornando o percurso menos cansativo para toda a família.

Gostou das opções? Que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Deixe de outros pais e responsáveis conheçam as atividades e tenham mais opções para usar nos passeios!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*